CRÓNICA DA CORRIDA

"Foi com gosto , mas contrariado que me desloquei a Albufeira para ver uma bullfihgt aonde actuava o nosso grupo, pois nesse dia quando a rapaziada entrava em Portugal , vindos de França aonde o êxito e o sucesso também os fez acompanhar , estava eu sentado debaixo de uma palhota numa sombra fresca a mirar uma espanholas que se deslocavam a beira –mar , e o trapio delas faziam lembrar umas miuras , pois todas elas apresentavam uns pitons …, toca o telefone e era o Pipas a desafiar-me para ir ver a corrida a Albufeira , logo aprontei-me a ir mas sempre com a cabeça a julgar que tinha naquela tarde uma hipótese se praticar uma prova de derruba e coi…ce.

No pequeno trajecto que fiz da Praia Verde para Albufeira , para disfarçar o que poderia ter acontecido na praia , fui me lembrando das tardes e noites magnificas que tivemos nesta praça Algarvia, foram sempre corridas correram sempre bem na parte taurina , mas foi nos jantares que atingimos assinaláveis êxitos , desde do albergar umas bifas , um concurso de Kisses , um passeio pelo meio de Albufeira com um Pargo de 5 kg , até um dia a tarde que viemos receber dinheiro para não pegar e ver outro grupo que entrou por nós andar aos papeis.

Quando cheguei a Albufeira , fui ao hotel aonde se encontrava a rapaziada para fardamenta, estavam lá todos na expectativa de iria fardar , alguns com o pressentimento que aquela corrida era mais uma hipótese outros mais cansados da viagem de França , ma todos dispostos a dar tudo o que tinham para ser mais uma noite de sucesso para o Grupo. Após a nomeação dos que iam fardar e ter recebido o convite do grupo , desloquei-me para a praça , na expectativa de ver e reviver tempos antigos , pois cheguei vi o Tiago Prestes , passei ao lado do tal restaurante que foi nosso comedor durante alguma corridas , o nosso amigo Rui Souto Barreiros , enfim tudo menos loiras engraçadas. Mas vamos á corrida , com o cartel que se apresentava , atrevo-me a dizer que o nosso grupo foi o triunfador da corrida , pois a pegas executadas pelos caras do Aposento foram distintas na arte , de bem pegar toiros , cada qual com a seu toque artístico mas sempre dentro da linhagem do que é a nossa escola e de estar bem em frente a um toiro, se não vejamos ;

No 1º toiro , saiu para a cara o João Rui Salgueiro , que esteve bem no cite e com calma foi aos terrenos medianos do toiro , mandou e pegou fazendo uma viagem tranquila ate se encontrar com o grupo com este muito coeso a ajudar a fechar bem , concretizando assim uma boa pega ao 1º intento.

No 2º Toiro , saltou para arena o novato Bruno Rodrigues, que com brio e galhardia toureou o toiro de longe, e quando este o pressentiu a entrar nos seus terrenos arrancou de pronto , provocando uma investida algo dura , e o cara a reunir-se com força e aguentar um primeiro derrote fortíssimo, e que durante a viagem o toiro tentou sacudi-lo da cara, provocando emoção e suspense , pois tal era a ginástica que o cara praticou na cara do toiro com uns pinos , flicflacs á mistura , mas sempre com percepção que teria de recuperar a cabeça do toiro, o que veio acontecer , mostrando assim o querer ficar no toiro , finalizando assim mais uma pega á 1ª tentativa com outra vez o grupo a ajudar bem.

No 3º e ultimo da corrida , foi escolhido pelo o cabo Pipas o forcado Ricardo Laranjinho, que se mostrou ao toiro bem cedo , mandou e este veio com alguma alegria e velocidade , reuniu-se e fechou-se bem na cara do oponente , e aguentou uma fortíssima viagem que entrou pelo o grupo a dentro , dando algum trabalho extra ao grupo mas conseguindo , parar o toiro e assim consumar mais á 1ª tentativa.

Assim se pautou o grupo nesta corrida com um tremendo êxito , fazendo os aficionados que estavam nesta corrida , darem os parabéns ao grupo e

a ficarem com mais uma boa impressão do grupo e deixando algumas considerações mais futuristas que mais tarde ou mais cedo o GRUPO DO APOSENTO DA CHAMUSCA estará na primeira linha dos grupos nacionais, e que assim seja!! ( isto é verdade porque ouvia da boca de alguns aficionados , ganadeiros e forcados que estavam a assistir e vieram ter comigo). PARABENS AO GRUPO.

O jantar , correu com muita alegria , num local bem engraçado, pena é que foi tarde , pois começou as 2.30H e acabou cerca das 4H , o que não deu para grandes tourearias, enfim bebeu-se uns copos e fez-se umas algazarras.

Desde já agradeço ao Grupo esta noite , que foi bem passada , e desejo que continue na senda dos êxitos e sucessos que vem atravessando ,e que na próxima corra tudo pelo o melhor , e mais uma boa viagem para Espanha.

( Espanha !!!!! ah! É só para dizer que no dia seguinte ainda havia mais umas poucas algumas do tipo PABLO ROMERO, não querem vir cá ter….)

Um abraço e venha vinho!!!"

Joaquim Pires da Costa, antigo elemento do GFAAC.

 

FOTOREPORTAGEM

Fotografias de Filipa Carujo