CORRIDA CORREIO DA MANHÃ NO CAMPO PEQUENO

CRÓNICA DA CORRIDA

É fácil explicar o que é que me fez percorrer 500 e tal km entre as 6 da tarde e as 6 da manhã saindo da praia indo a Lisboa à corrida e voltando (é claro que para o Pipas isto é normalíssimo e é o dia a dia), mas sei que a maior parte de vocês entendem.

A explicação chama-se GRUPO DE FORCADOS AMADORES DO APOSENTO DA CHAMUSCA

Foi bastante gratificante ver o grupo na 5ª feira no Campo Pequeno estar à altura das responsabilidades, estar por cima dos toiros e demonstrar grande sentido de união e entreajuda. Tenho visto com agrado as actuações do grupo este ano, começando na Chamusca, uma corrida de muito simbolismo com a primeira transição de Cabo do Ap Chamusca, passando por Albufeira, Sobral e Campo Pequeno. Noto um crescimento importante no grupo com muita gente nova com vontade de fazer e aparecer, aliada a muita experiência dos elementos mais velhos. Julgo que é muito importante aproveitar toda esta dinâmica e consolidar da melhor forma os 27 anos de história do Ap Chamusca, passando para esta nova geração os princípios pelos quais o grupo se tem e deve reger (Vontade, Humildade, Espírito de grupo, Dedicação à pega e ao grupo e Ambição de querer fazer cada vez mais e melhor pela pega e pelo grupo).

Bem, mas o que me pediram foi a crónica da corrida e é o que vou tentar fazer:

Cheguei ao hotel por volta das 21h e já tinham sido escolhidos os eleitos para o desafio que se avizinhava. Subi ao quarto onde a rapaziada se estava a fardar onde me pareceram todos motivados para a corrida. O Cabo Pipas teve a amabilidade de me dar uma senha de trincheira para que eu pudesse assistir à corrida mais perto do grupo.

Em relação à corrida os cavaleiros davam a garantia do empenho que sempre põem nas suas actuações e assim aconteceu. Os toiros de Romão Tenório que nos calharam em sorte saíram bem apresentados, com alguns sinais de mansidão, mas no geral cumpriram.

Para o primeiro o Pipas escolheu o Xico Montoya, forcado novo mas experiente e que para mim já executou pelo menos uma vez a pega que um forcado pode andar toda a vida à procura sem nunca encontrar. Nesta noite saiu-lhe um toiro que obrigava a que se recebesse muito bem, pois devido ao estado a que chegou à pega podia comprometer a reunião, o que veio a acontecer na 1ª tentativa em que o Francisco não conseguiu mandar na investida do toiro pois o toiro saiu por ele, humilhou muito e meteu um piton na altura da reunião.

Na segunda o Xico esteve mandão e fez uma pega tecnicamente irrepreensível, sendo muito bem ajudado por todo grupo com destaque para o Pipas, não só pela primeira que deu mas sobretudo pela alegria que sai lá de dentro como se estivesse agora a começar.

No nosso segundo o eleito foi o António Melara Dias e coube-lhe em sorte o toiro mais pesado da corrida e que andou completamente alheio ao esforço do João Ribeiro Teles Júnior, não reagindo ao castigo que o cavaleiro lhe impunha. Como acontece de vez em quando com estes toiros, quando o grupo salta à praça mudam completamente de comportamento, crescendo e querendo tomar conta da praça. Só depois de várias tentativas do bandarilheiro é que se conseguiu colocar o toiro. Destaco a maneira como o António cresceu para o toiro, recebeu o toiro e se fechou no toiro, muito bem ajudado por todo o grupo. É sempre muito importante nestas alturas a atitude e o António e o grupo tiveram-na. O Zagaio rabejou bem, querendo apenas lembrar não sendo uma critica, que o momento mais importante da arte de rabejar é a entrada no toiro.

Deixo para o fim um forte elogio para a ideia dos lenços amarelos (que julgo ter sido do Carrão) e que penso que funcionou muito bem. Tem sido muito importante o contributo que tem sido dado ao grupo por todos os que o tem acompanhado nas corridas, fazendo destas e dos jantares uma festa em que é um orgulho participar.

Para finalizar dou os meus parabéns ao grupo pela maneira como se portou e se tem portado nas últimas corridas, pedindo para nunca diminuírem o empenho, atitude e concentração nas mesmas, pois a vida de um grupo é feita de sucessos e fracassos que normalmente andam lado a lado.

Pelo Aposento da Chamusca, venha vinho

Vasco Coelho dos Reis

FOTOREPORTAGEM

Fotografias de Filipa Carujo.


Aposento da Chamusca no Campo Pequeno

G.F.A. do Aposento da Chamusca, foi convidado para actuar no dia 21 de Julho na 1ª praça do país a monumental do Campo Pequeno na Corrida de Toiros do Correio da Manhã.

 

 

"21 Julho - “Grande Corrida Correio da Manhã” – Touros de Romão Tenório (4 para a lide a cavalo) e para lide a pé dois de uma ganadaria a designar para João Moura Jr, João Telles Jr e o matador Cayetano Ribvera Ordoñez. Forcados Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca."

 

fonte: http://www.toureio.com/exp/index.php?option=com_content&view=article&id=2397:os-primeiros-carteis-do-campo-pequeno&catid=67:noticias&Itemid=87