4 JUNHO 2011 - PASSAGEM DE TESTEMUNHO AP. CHAMUSCA

Foi no sábado passado, dia 4 de Junho de 2011, na praça da sua terra, que o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca abriu novo capítulo na sua história.

O cabo fundador do Grupo, Tiago Prestes, entregou o seu legado, oferecendo o simbólico forcado centenário a Pedro Coelho dos Reis – Pipas – depois de 27 épocas ao longo das quais chefiou o Aposento da Chamusca, incessantemente evocando a humildade, hombridade, honra, maestria e arte.

Foram estes os valores que o Tiago sempre nos transmitiu, e que num acto só passou ao Pipas, repleto de simbologia e tradição, naquela tarde de 4 de Junho, após lide e pega do primeiro toiro da corrida, em tarde de sol e toiros.

Foi assim que o Grupo, com cerca de 70 elementos fardados, bem como todos os demais presentes, desde o público em geral, até à família e amigos dos forcados, viram o começo de uma nova página do Aposento da Chamusca. E que melhor começo com um curro de 6 toiros e um total de 7 tentativas.

Fizeram questão de estar presentes três gerações de forcados. Respectivamente, e por décadas, tivemos a companhia de elementos de 1980, de 1990, e de 2000, até hoje. Forcados antigos e fundadores, forcados da geração da Venezuela e de Madrid, que não quiseram deixar de se fardar naquele dia de festa, de comemoração, cheio de memórias e de recordações.

Gostaríamos de sublinhar, a par da solenidade, altivez e importância da mudança de cabo num grupo de forcados que todos sabemos, a simplicidade e a naturalidade da tradição de testemunho que vimos no passado sábado no Aposento da Chamusca. O testemunho foi entregue no centro da velhinha praça de toiros da Chamusca, cheio de emoção e sentimento, sem que se tenha ostentado o que quer que fosse, quer do antigo cabo, quer do novo cabo. Com arte, num minuto de troca de palavras entre o então actual cabo e o futuro cabo, afastou-se o culto da pessoa de ambos, antes centrando-se a passagem de testemunho na importância do acto em si, e no cerne do Grupo. Pois que foi graças a dezenas de forcados, antigos e actuais, alguns dos quais infelizmente não estão entre nós mas que sempre nos acompanham, que o Grupo chegou a este dia, cheio de vontade e crença. Foi por todos eles que foi passado este testemunho. São eles que fazem com que surjam novos cabos, novas chefias, novas lideranças, à medida que os anos vão sucedendo. Foi passado este testemunho para que todos continuemos, agora através do Pipas, o legado da arte de pegar toiros que o Tiago nos transmitiu tão bem.

A responsabilidade do novo cabo é enorme e desmedida. Agora como dantes. Todos somos poucos para ajudar, seja por que forma for, na concretização e realização do propósito do Aposento da Chamusca: elevar o nome do Grupo, onde sejamos chamados, pela arte de pegar toiros. E que bem começou o Pipas neste dia, na entrega das formações para cada toiro, na segurança das opções face às lides a cavalo que iam decorrendo. Viveu-se e sentiu-se, por antigos elementos e pelas estreias mais recentes, um total entrosamento, ganas e desejo de pegar toiros.

Assim se quer num grupo de forcados. Espírito de união, de amizade, de coragem e de festa. Festa essa que prosseguiu no Casal do Vale Formoso, onde 280 pessoas se reuniram para aplaudir a história do Grupo, agora com mais um capítulo de que se pode orgulhar.

Um especial agradecimento ao Tiago Prestes, e às famílias de todos os forcados que tanto apoiaram, incentivaram e ajudaram o Grupo a chegar onde chegou.

Sorte ao Grupo.

Sorte ao novo cabo.

E que Deus acompanhe o Aposento da Chamusca.

Fotografias de Filipa Carujo.

Fotografias de Pipa Marçal Grilo