CRÓNICA DA CORRIDA

França ainda é o que era…

As deslocações a França sempre tiveram um significado especial para o nosso Grupo. Além do orgulho que significa pegar fora do nosso país, estas sempre permitiram reforçar o espírito de amizade e de camaradagem bem como “lançar” inúmeros novos forcados.

Foi com este espírito em mente que o Pipas aceitou esta corrida, apesar de haver corrida em Albufeira no dia seguinte.

Este Tour de France, como alguém lhe chamou, começou no domingo, dia 14 de Agosto, em Santarém, à hora de jantar. Depois de 1500 km e 13 horas de viagem lá chegámos a Nimes, um bocado moídos mas com a ilusão ao máximo. Após dormirmos umas horitas, encontrámo-nos com o nosso simpático embaixador em França, Don Tony “Ramos” Inácio, que com ele fomos jantar a Le Grau-du-Roi. Depois de umas fotos com umas “fãs”…à força, assistimos ao final de um concerto de música cigana, mas que ainda deu para nos revelar os dotes de bailarino do Quarenta, devem ter sido dos “quarenta e nove da febre”…;))

No dia da corrida fomos almoçar e fazer uma visita cultural por Nimes. Que belos monumentos tem esta cidade…

Bem, depois desta pequena introdução, vamos ao que interessa, ou seja, a corrida em Le Grau-du-Roi, no dia 16 de Agosto, que tinha o seguinte cartel: 5 touros Tardieu para o Aposento da Chamusca e para os cavaleiros José Manuel Duarte e João Pedro Cerejo, Bolas este gajo não nos larga...Ah! É verdade, desta vez não caiu…

Para pegar o primeiro touro foi escolhido o jovem Francisco Moreira. Apesar de não ter acusado a responsabilidade de abrir praça, a sua juventude e inexperiência foram sentidas na primeira tentativa, permitindo que o touro saísse solto e com a cara por baixo. Na segunda tentativa corrigiu estes “pequenos” erros e realizou uma pega muito boa, na qual aguentou dois fortes derrotes. A falta de cigarrinhos parece que fez bem…

O eleito para pegar o segundo touro foi o Bruno Riachos, da Golegã??? Este touro, tal como os restantes, foi bastante tardo a sair, obrigando a que se lhe entrasse nos terrenos. Talvez por esta a razão, na primeira tentativa, o Bruno não conseguiu uma reunião adequada e apesar da sua vontade para lá ficar não conseguiu concretizar. Na segunda tentativa, depois de se mostrar bem ao touro conseguiu uma boa reunião, realizando uma pega limpa e correcta.

Para o terceiro touro saltou à praça o Bruno Rodrigues. Nota-se que é um forcado que se encontra muito motivado e a querer mostrar “serviço”. Citou de largo, com decisão, mostrando-se bem ao touro e tirando-o na altura indicada para consumar uma boa pega à córnea, à primeira tentativa, contando com uma boa primeira ajuda do Francisco Neves.

No quarto touro o Pipas decidiu pôr a pegar o Tiago Franco, um forcado que é principalmente ajuda. Apesar de pouco pegado o Tiago correspondeu bem, com uma pega tecnicamente correcta à primeira tentativa. Apenas se notou, um pouco, a sua pouca inexperiência na definição dos melhores terrenos para sacar o touro. Nada que mais touros não resolvam…

Para terminar a actuação em beleza ninguém melhor que o Chiquinho Montoya. Que depois de um cite muito bonito, em que começou a citar de largo e se mostrou bem ao touro, realizou uma pega muito boa, na qual definiu perfeitamente os três tempos do toureio, parar, mandar e templar. Assim até parece fácil…

O Grupo esteve bem a ajudar em todos os touros, demonstrando o espírito de entreajuda e coesão que têm sido nota de destaque nesta época.

No final da corrida o Grupo deu uma volta à praça, como sinal de reconhecimento do público pela sua boa actuação.

Como o tempo “estava contado”, foi tomar um duche rápido e arrancar, que tínhamos pela frente mais 1600 km e 14 horas de viagem, além, claro, de mais 3 touros para pegar em Albufeira.

Foi com muito gosto que, após 11 ou 12 anos, voltei a França com o Grupo, para constatar que estas viagens continuam a ter a mesma importância e significado que sempre tiveram…Afinal, França ainda é o que era…

Pelo Aposento da Chamusca Venha Vinho!!!

Francisco Macedo

Nota: Francisco Macedo, fundador e forcado ainda no activo do GFAAC.