CRÓNICA DA CORRIDA

Olá rapaziada!

Foi com muito gosto que recebi o convite do Pipas para ir ver a corrida à Nazaré e foi com gosto que fiquei incumbido de fazer a crónica da mesma!!

Quinta feira dia de trabalho para muitos, depois de fazer um dia de trabalho numa manhã, rumei até à bela Nazaré, terra onde o grupo já teve grandes noites de toiros, 15h chegada a Casa do anfitrião Vítor Faria, onde só passou fome e sede quem quis!! Uma breve ida ao recinto das festas e  ver que a noite ia ser brindada com a característica neblina!

Chegados à praça onde o cabo assistia ao sorteio, sentimos o frio do verão da Nazaré, pouco depois vinha o Pipas com a nossa sorte na pasta, para variar calhou-nos o maior e outro também de bom calibre!! «Tenho que ir ver o mar» palavras estranhas do cabo palavras que deixavam transparecer algum nervosismo e ansiedade!

Novamente em casa do Amigo Vítor era hora de a rapaziada começar a chegar, mesa posta e um lanche reforçado para quem conseguia comer calmamente, pois a hora da corrida estava a chegar e aquele aperto na barriga estava estampado na cara de elementos mais novos!! Seguiu-se um momento de retiro espiritual onde o Pipas queria ver os «Morangos com Açúcar» . Rapaziada em amena cavaqueira enquanto o Rui Hipólito engraxava os sapatos ( corrida na tv sinonimo de primor) tarefa essa que era sempre do seu avô o saudoso e querido MANUEL TOUCINHO!! Pelas 20:30 minuto de silêncio a rapaziada devia estar a interiorizar a responsabilidade da corrida!! Dizia o Pipas: Rapaziada vamos a fardar que o grupo tem que estar na praça meia hora antes de a corrida começar «se bem me lembro inédito, pois a tradição manda que seja tudo a correr e chegar com um ou dois avisos para as cortesias». Quando saiamos para a praça, a surpresa, qual dom Sebastião no meio do nevoeiro eis que surge Mário “Farfan” na sua Vespa azul, tinha vindo de Alpiarça ver a corrida e apoiar o grupo de motorizada, pois infelizmente não teve boleia com ninguém ( de lamentar).

Agora a verdadeira crónica: casa Cheia e a falange de apoio do aposento a ocupar literalmente uma zona de barreira e contra barreira todos com o tradicional lenço, o frio da tarde tinha desaparecido mas a neblina estava lá para ficar!! Na trincheira o grupo calmo e sereno esperava pela sua vez, excepto um que inúmeras vezes seguia atento os passos da Bela Helena Coelho jornalista da R.T.P. vá-se lá saber porquê…

No nosso primeiro toiro, terceiro da ordem o cornetim aprimorado fazia adivinhar uma saída a comer tudo, o maior da corrida de nome : Gorrion, anunciado com 545kg Lidado por Tiago Carreiras preto de cor e de esqueleto alto à altura das trincheiras serio e um pouco reservado revelava os seus quase 5 anos, bem lidado pelo jovem cavaleiro de Casa Branca. Bruno Rodrigues seguido pelos ajudas saltou a arena decidido a resolver, pega dedicada à falange de apoio ao grupo ( Obrigado Bruno), forcado a atravessar um bom momento com calma citou de largo e bonito o toiro saiu pronto e voluntarioso pelo seu caminho alegrado pelo forcado que se soube sacar a bom tempo, bem ajudado pelo resto do grupo que entrou com vontade de resolver, primeiras e segundas compactas a por a carne no assador, pena o toiro ter caído rasteirado pelo corpo do Cenoura, recomposto o grupo ficou consumada esta pega à primeira tentativa!

No nosso segundo toiro, sexto e ultimo da ordem premiado com mais um toque aprimorado por parte do cornetim José Pereira Gomes, saia a passo o Superior anunciado com 510kg toiro de cor Salgado com quase 6 anos, Lidado novamente por Tiago Carreiras numa lide algo difícil a um toiro muito reservado e que cortava o caminho ao cavaleiro, por momentos o toiro parou-se fixado no Pipas como que a tentar adivinhas quem lhe sairia em sorte, o cabo do Aposento muito bem a escolher para a pega a este toiro o forcado João Rui Salgueiro, forcado muito jovem e a querer com um futuro promissor no mundo dos toiros, este a dedicar a pega ao publico, curiosamente o toiro a ser colocado pelo Rui Hipólito um forcado que nem opina sobre quem deve pegar os toiros. O forcado a citar de largo bonito e sereno, o toiro a sair algo solto e a passo onde o forcado alegrou o toiro mas foi tardo a recuar desequilibrando-se e a não ter uma boa reunião, na segunda tentativa novamente a citar de largo e por momentos a perder a cara ao toiro ( faltou um passo a rasgar para prender a atenção do astado) recebeu bem o toiro mas a sofrer um derrote violentíssimo chegando a temer-se o pior por instantes, tentativa onde o pipas também foi colhido com alguma violência, na terceira tentativa o forcado a ir novamente calmo ao toiro com ajudas um pouco mais carregadas o toiro a arrancar e a notar-se novamente alguma dificuldade por parte do João em conseguir recuar ( algo que um bom treino de tourinha resolve) muito bem ajudado pelo Pipas e todo o resto do grupo, pega consumada à terceira tentativa!

O premio em disputa para a melhor pega foi atribuído à pega do segundo toiro da noite realizada pelo forcado Nuno Luís do G. F. Amadores da Chamusca.

A rapaziada saiu um pouco triste da corrida pois vinha com ganas de vencer, mas o mundo dos toiros é assim, umas noites melhores que outras!

No caminho do jantar mais uma aventura a seguir o Mário Farfan na sua mota ia eu e o António Vinagre por uma estrada de campo com milho de um lado e de outro lá seguimos nós até São Martinho ou então não, afinal estava-mos em Valado de Frades mais umas quantas voltas e chegamos ao merecido Jantar, de são Martinho a Alpiarça a mota do Farfan seguiu dentro da minha carrinha sempre com denso nevoeiro!!

Rescaldo positivo, o grupo está num bom momento com ganas de triunfar em qualquer lado, bom espírito e atitude, sorte para as próximas, e pelo Aposento venha vinho!

Miguel Garriapa da Silva, antigo elemento do GFAAC.

FOTOREPORTAGEM

Fotografias de Filipa Carujo