XV Corrida a favor da União das Misericórdias SOBRAL MONTE AGRAÇO

CRÓNICA DA CORRIDA

Ligou-me o Pipas, já na outra semana, a convidar-me para assistir à corrida no Sobral de Monte Agraço. Tinha muito gosto em que acompanhasse a rapaziada desde o fardamento, que assistisse à corrida na trincheira e que fizesse uma crónica para o site. Apreciei bastante o gesto.

Embora gostasse de assistir ao sorteio, não me consegui despachar a tempo. Fui ter com a rapaziada aos bombeiros, local combinado para o fardamento. Gostei de ver. Muita gente nova com vontade de se fardar. Uma série de forcados já retirados a acompanhar o grupo. O antigo cabo também a marcar presença. É assim que deve ser. Todos juntos pelo mesmo ideal.

Toda a gente se queria fardar. O novo cabo teve que apelar ao bom senso da rapaziada, pois o numero de elementos que se pode fardar por corrida é limitado. É um sinal da vitalidade do grupo.

O tempo estava desagradável. Muito vento, frio e chuva miudinha, mas as gentes do Sobral são aficionadas. A praça estava composta. Ainda por cima a corrida era televisionada pela TVI, o que poderia convidar a ficar em casa.

Pegávamos com o Grupo de Vila Franca, grupo com o qual há uma afinidade de longa data, toiros do Eng. Jorge de Carvalho.

O grupo esteve bastante bem em praça. Deram-se vantagens aos toiros, pegou-se bem e ajudou-se de forma compacta.

Para pegar o primeiro da ordem, saltou o cabo Pipas. Citou de longe, recebeu à sua maneira (muito própria) e fechou-se bem. O grupo ajudou bem, com destaque para belíssima 1ª ajuda do Tiago Lopes “Zala”.

Para o segundo da ordem saltou o João Rui Salgueiro. Nunca o tinha visto pegar. Terá feito a pega da noite. Citou de longe. O toiro investiu de forma descomposta, com a cara alta, a ensarilhar. Recuou bem, sem perder os papéis, toureando e conseguindo uma boa reunião. O toiro entrou com uma certa pata pelo grupo que fechou muito bem.

Para pegar o último do grupo saltou o Francisco Montoya. Citou também de longe, o toiro investiu de largo, mas caiu após a reunião. O grupo não perdeu os papéis, permitindo que o toiro se levantasse e ajudando. Gostei do pormenor do “Zagaio” que, embora sendo o rabejador, deu primeiro uma ajuda oportuna antes de se agarrar ao rabo.

No final da corrida o ambiente estava muito animado. Jantar com muita alegria, muitos copos, boa disposição. O Mário “Farfam” estava em grande.

Algumas diferenças de opinião surgiram durante os discursos, fruto da vontade que todos têm de singrar, de andar para a frente. Faz parte…

Continuamos no bom caminho. O grupo está muito bem em praça, há muita gente nova, vê-se que há muita vontade.

João Elias Laranjo


FOTOREPORTAGEM

Fotografias de Filipa Carujo 



 

No próximo Sábado, 16 de Julho pelas 22h15, Sobral Monte Agraço receberá a XV corrida a favor da União das Misericórdias.

  

Uma corrida televisionada em directo pela TVI.

 

Um cartel composto por, Rui Salvador, João Salgueiro, Duarte Pinto e Mateus Prieto, pegando os grupos de forcados amadores de Vila Franca de Xira e Aposento da Chamusca.

Serão lidados 7 magníficos exemplares da ganadaria de Eng. Jorge Carvalho.

  

Espera-se uma noite repleta de emoções fortes.

Vamos aos Toiros!

Vamos ajudar a UNIÃO das MESERICÓRDIAS!

Vamos apoiar o Ap. da Chamusca!